quinta-feira, 9 de agosto de 2012

O Logo


O logo de Londres-2012 trouxe uma novidade: pela primeira vez um mesmo desenho será utilizado tanto para os Jogos Olímpicos quanto para as Paraolimpíadas. Essencialmente, trata-se do número 2012 na visão dos designers da Wolff Olins, famosa agência com sedes em Londres, Nova York e Dubai.
Os arcos olímpicos ficam dentro do “0”, enquanto o primeiro “2” traz a inscrição “london” (Londres, em inglês). O logotipo possui quatro cores oficiais (verde, azul, laranja e rosa), mas versões personalizadas para patrocinadores, como a fornecedora de material esportivo Adidas e a companhia aérea British Airways, também serão utilizadas.
O desenho da Wolff Olins, no entanto, não agradou aos ingleses. De acordo com pesquisa no site da BBC, 80% dos internautas deram nota zero ao logo. O tabloide The Sun foi mais duro, alegando que o desenho teria sido feito por um macaco. A agência de design recebeu 400000 libras (cerca de 1 milhão de reais) para desenvolver o logotipo.
Para piorar, até mesmo internacionalmente a ideia não pegou bem. O logotipo chegou a ser comparado a uma suástica, símbolo da Alemanha nazista, e o Irã acusou os ingleses de racismo. O país alega que no logotipo estaria escrito “Zion” – maneira antiga de se referir a Jerusalém ou ao Estado de Israel – mas avisou que não boicotará as Olimpíadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário